O PROGRAMA DO PRÉMIO

(FALTA CONTEUDO
Missão, Visão e Valores
APRESENTAÇO)

O Prémio Infante D. Henrique é a versão portuguesa de “The Duke of Edinburgh’s International Award” fundado na Grã Bretanha em 1956, pelo Duque de Edimburgo, seu presidente, no qual já participaram mais de dez milhões de jovens em 140 países.

Em Portugal o Prémio foi fundado no Porto em 1988, por S.A.R. o Duque de Bragança que para além de membro fundador é Presidente de Honra, existindo Unidades Operacionais, de Norte a Sul do Pais, assim como na Ilha da Madeira.

O Prémio Infante D. Henrique é um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social, dirigido a todos os jovens dos 14 aos 24 anos de idade, que os encoraja a desenvolverem-se como cidadãos activos, participativos fazendo uma contribuição positiva na sociedade e que os prepara com experiências de vida para marcar a diferença com os próprios, as suas comunidades e o mundo.
Através do Prémio os jovens adquirem características essenciais em todo o seu percurso de vida: autoconfiança, auto estima, responsabilidade, cidadania activa, liderança, trabalho em equipa, motivação, comunicação, consideração e a capacidade de aprendizagem.
O Programa do Prémio é actualmente um dos melhores programas de desenvolvimento pessoal e social para os jovens, sendo o único programa nacional e internacional, que reconhece os jovens por aquilo que eles fazem.
O Prémio é um complemento à educação académica e os benefícios para os jovens são, o reconhecimento pelas Universidades e pelo Patronato, de entre muitos outros.
O programa consiste em quatro secções obrigatórias:

  • Serviço à Comunidade: aprender a prestar serviço útil aos outros, (ex. apoio aos idosos)
  • Talentos Pessoais: descobrem novos talentos ou adquirem experiência profissional, (ex.  culinária, música, teatro, etc.)
  • Actividades Desportivas: desenvolvimento físico e hábitos desportivos; (ex. ginástica, natação,  judo, etc.)
  • Jornadas de Aventura: teste à sobrevivência, feita em grupo e onde se destacam qualidades de  liderança, etc. (ex. Expedições e explorações).
  • Projecto residencial:  Somente para Ouro

Ao participarem no Programa do Prémio, os jovens têm acesso a três níveis de Medalhas:

  • Bronze, para maiores de 14 anos
  • Prata, para maiores de 15 anos
  • Ouro, para maiores de 16 anos

A Nossa Missão
Inspirar, guiar, orientar e apoiar os jovens no seu período de auto-desenvolvimento e reconhecer as competências adquiridas na adolescência.

Atingir um Prémio Infante D Henrique
Os jovens atingem um Prémio, se mostrarem persistência, compromisso e desenvolvimento pessoal e social, durante um período específico de tempo. Cada actividade deve ser avaliada e completada com sucesso. O resultado, é um o programa líder para os Jovens, reconhecido pelo Patronato e Universidades.

Em Portugal a Associação do Prémio Infante D. Henrique, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e a exemplo do que acontece noutros países, é apoiado financeiramente por donativos de empresas e/ou particulares, bem como pela organização de eventos para angariação de fundos.